Início > Pesquisa > Defesa de Tese de Doutorado

Defesa de Tese de Doutorado

Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE

Defesa de Tese de Doutorado N° 134

Aluno:  Vinicius Cardoso Garcia

Orientador: Prof. Silvio Romero de Lemos Meira

Título: RiSE Reference Model for Software Reuse Adoption in Brazilian Companies

Data: 26/02/2010

Hora/Local:  9:00h – Anfiteatro

Banca Examinadora:

Prof. Alexandre Vasconcelos (CIn / UFPE)

Profa. Carina Alves (CIn / UFPE)

Profa. Claudia Werner (COPPE/UFRJ)

Prof. Alessandro Garcia (DI/PUC-RJ)

Prof. Jones Albuquerque (DEINFO/UFRPE)

RESUMO

Muitas empresas estão planejando investir ou já investiram dinheiro, tempo e recursos no reúso de software. Com esse investimento, essas empresas esperam melhorar a sua competitividade no mercado por meio da de custos e aumentar a produtividade e melhorar a qualidade e a confiabilidade dos produtos de software desenvolvidos.

Um problema comum é que as abordagens de reúso nas organizações são consideradas normalmente como um problema de adoção tecnológica (ambientes e ferramentas) e de processos, que focam nos aspectos técnicos do reúso.

Neste cenário, processos de adoção de reúso – ou estratégias, modelos ou programas – têm se destacado na área como um facilitador para obter os benefícios associados ao reúso de software. No entanto, os processos existentes apresentam alguns problemas cruciais, como, por exemplo, serem fortemente relacionados a tecnologias específicas; demandarem um alto investimento inicial; além de não definirem de forma sistemática e suficientemente detalhada as atividades, papéis, entradas e as saídas de todo o processo.

Assim, este trabalho propõe um modelo de referência de reuso de software para auxiliar no processos de adoção e avaliação da capacidade de reúso nas organizações, baseado no estado da arte e da prática da área. Essa definição foi embasada por estudos detalhados sobre processos de adoção de reúso, modelos de referência de reúso e métodos de avaliação de capacidade em reutilização, envolvendo pesquisas informais, estudos empíricos e relatos de empresas.

Com esta tese, pretende-se demonstrar que é possível estabelecer, para as empresas que desejam adotar reúso, um caminho mais seguro e com menores riscos e custos do que uma estratégia de reúso ad-hoc. Neste cenário, espera-se alcançar os seguintes objetivos: (i) aperfeiçoar o desempenho de alguns aspectos do desenvolvimento por meio de práticas de reúso (custo, qualidade, produtividade, competitividade da organização, entre outros); e (ii) redução dos riscos na adoção e/ou aperfeiçoamento de um programa de reúso, dando suporte a um processo incremental.

Palavras chave: Adoção de Reúso de Software, Avaliação de Reúso de Software, Modelo de Maturidade, Transferência de Tecnologia

Anúncios
Categorias:Pesquisa
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: